quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CRIANÇAS CHAMEM MAMÃE E PAPAI PARA LER ....IMPORTANTE.

Bullying nas escolas

Photobucket
Bullying é como se caracterizam todas as formas de atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas, sem uma motivação evidente, principalmente por crianças e adolescentes. Esse tipo de comportamento causa nas pessoas que são seu alvo humilhação, dor e angústia.
Como não existe uma tradução na língua portuguesa capaz de expressar as várias situações de Bullying, relacionamos algumas ações que traduzem esse termo:

Colocar apelidos; Ofender; Zoar;Gozar; Encarnar; Sacanear; Humilhar; Fazer sofrer; Discriminar; Excluir; Isolar; Ignorar; Intimidar; Perseguir; Assediar; Aterrorizar; Amedrontar; Tiranizar; Dominar; Agredir; Bater; Chutar; Empurrar; Ferir; Roubar; Quebrar pertences

E se seu filho for um autor de bullying ? como lidar?
Em primeiro lugar, é preciso conversar... O dialogo é essencial! Saiba que a criança ou o adolescente ou até mesmo o adulto está precisando de ajuda! De muita ajuda! Não devemos e não podemos ignorar a situação, mas manter sempre a calma. Controlar a nossa própria agressividade pelas ações mostradas é importante e imprescindível. Mostre que você sabe o que está acontecendo, e procure entendê-lo (a), demonstre que o ama, porém demonstre também que você não aprova esse comportamento torpe. Mostre que isso é errado e que não deve ser repetido. Investigue as causas, procurando saber o porquê ele está agindo dessa maneira! Garanta a ele que você vai ajudá-lo. Encoraje-o a pedir desculpas a quem possa ter agredido, pessoalmente ou por carta. Destaque coisas positivas para melhorar a sua auto-estima. Procure criar situações em que ele possa se sair bem, elogiando-o sempre que isso ocorrer.
Se seu filho demonstra falta de vontade de ir à escola; e sente-se mal perto da hora de sair de casa; pede para trocar de escola; pede sempre para ser levado à escola; muda freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola; apresenta baixo rendimento escolar; volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados; chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente; parece angustiado, ansioso e deprimido; tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou “me deixa”; “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.
Se ele apresentar esses sintomas pode ter certeza que ele está sendo vítima de um autor de bullying!

Nenhum comentário:

Postar um comentário